Apocalipse - 2 As sete igrejas

Olá gente, como vocês estão? =D
Quero mandar um abraço e um bj para a Aline C. de Almeida que está acompanhando o estudos lá de Várzea Paulista-SP.

   Antes, de começarmos a estudar, vamos orar para o professor Espírito Santo, para que nos guie para descobrir as verdades bíblicas. "Senhor nosso Deus, estamos aqui para estudar a tua santa palavra, e que o Espírito Santo, nos guie e ilumine em nome de Jesus te pedimos, amém".
   Iremos tratar sobre as sete igrejas, aos quais cada  período a igreja passaria, por isso Cristo pede que João escreva para cada uma delas, Apocalipse 1:11 diz: "O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia". A cada igreja Jesus faz, um elogio, repreensão ou uma promessa. 
As sete igrejas principais da Ásia Menos
  Essas sete igrejas são as sete cidades principais da Ásia menor, claro que existiam outras cidades, mas, essas foram escolhidas para mostrar o que cada uma delas estavam passando espiritualmente na época de João, que também, passam a simbolizar o povo de Deus em sete períodos da história.
  Elementos comuns às igrejas: 
 > Apresentação
 > Elogio
 > Reprovação
 > Conselho
 > Promessa.

  Todas as cartas segue esse  padrão.


• Éfeso

 Cidade de Éfeso
 Éfeso é a principal cidade da província romana e tinha um importante porto marítimo centro de negócios. 
 Como chegou o evangelho á esta cidade? Atos 18:18-21,24 "18.Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Àquila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, porque tomara voto. 21."Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso. Chegando a Cesaréia, desembarcou, subindo a Jerusalém; e tendo saudado a igreja, desceu para a Antíoquia. Havendo passado ali algum tempo, saiu sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos. Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras". 
  Esta igreja de Éfeso representa o período de 31 d.C até 100 d.C, começa desde a morte de Cristo até aproximadamente a morte de João, corresponde a igreja primitiva ou igreja apostólica. Sua característica é a pureza, a palavra Éfeso significa desejável. Apocalipse 2:2 "Conheço as tuas  obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declararam apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;".
Pedro e Paulo
> Advertência de Paulo sobre esses falsos apóstolos: Atos 20: 29,30 "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles". Surgiram duas doutrinas no meio dos apóstolos ♦ Docetismo e Gnosticismo, o que é esses dois? O docetismo ensina que Cristo não veio em corpo, carne humana, ele tinha só uma aparência. Os gnósticos ensinam que há uma dualidade no ser humano, entre corpo e alma, neste caso, eles se baseavam em Platão, ou seja, que se o ser humano fizer algum mal com o corpo, não interfere na sua salvação, porque eles separam o ato do corpo com os atos da alma, bom, isso é filosofia e não teologia, platonismo e não é bíblica. Então, foram essas ameaças que a igreja enfrentou. Detalhe interessante, João era o mais novo entre os 12 discípulos chamados; ele passou em Éfeso, depois ficou na ilha de Patmos, e voltou para Éfeso, era um dos líderes e morreu lá nesta cidade. Apocalipse 2:3 diz "E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer". E quais eram as provas que eles passaram? Pedro e Paulo foram mortos em Roma por ordem do Imperador Nero, por volta de 67 d.C. Pedro crucificado de cabeça para baixo, Paulo decapitado, 30 anos depois, o apocalipse foi escrito e lá estava João em Patmos.
 Destruição de Jerusalém 70 d.C por Tito um general de Roma, no ano 80 d.C foi construído o Coliseu romano e milhares de cristão foram mortos, nesta inauguração do Coliseu, no total de 5.000 cristãos mortos. 
○ Reprovação: Apocalipse 2:4 "Tenho, porém, contra ti que abandonem o teu primeiro amor".
○ Conselho: Apocalipse 2:5 "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não venho a ti moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas".
Promessa: Apocalipse 2:7 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus". 
  Jesus chama para que voltem ao primeiro amor, pois com a morte dos apóstolos por causa da verdade, a maioria foram mortos, e isso, foi acontecendo a falta do primeiro amor de conhecer a Jesus.

• Esmirna

Igreja de Esmirna
 Período de 100 d.C até 313 d.C, esta igreja representa desde a morte de João até a assinatura do Edito de tolerância de Milão (wikipedia).
  Apocalipse 2:10 "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Em profecias 1 (um) dia equivale a 1 (um) ano literal, em Ezequiel 4:7 diz "Quarenta dias te dei, cada dia por um ano(...)". 10 dias = 10 anos, então, quando que começou essa perseguição de 10 anos? Essa grande perseguição começou com Diocleciano, está foi a última e talvez a mais sangrenta perseguição aos cristãos no Império Romano. Em 303 d.C, Diocleciano, Maximiano, Galério, e Constâncio Cloro, emitiram uma série de Editos que revogavam os direitos legais dos cristãos e exigiam que estes cumprissem as práticas religiosas tradicionais, ou seja, isso começou em 303 d.C até 313 d.C, e cumprem-se os 10 anos proféticos na história.
Diocleciano
--> Constantino: diz a história, que Constantino sonhou um dia antes da batalha, escrito "IN HOC SIGNO VINCES" em latin, para o português é "SOBRE ESSE SIMBOLO VENCERÁS", e o simbolo que ele viu no céu, foi uma cruz, ele Constantino, assim fez, colocando simbolo nas armaduras, e vence a batalha. Em 313 d.C mais uma vez, saiu o Edito de tolerância de Milão na Itália, então, acaba os 10 anos proféticos de perseguição. O Imperador Romano Constantino foi batizado pelo Papa Silvestre, e também, fez a união entre a igreja e o Estado. Página extraído do livro do 6º Ensino Fundamental de História-> Cristianismo: uma nova religião Roma.




• Pérgamo

Período de 313 d.C até 538 d.C, está igreja representa desde a assinatura do Edito de Tolerância de Milão, até o início da supremacia Papal. O ano 538 d.C é marcado pela supremacia dos Papas, mas como assim? O que é isso? Apocalipse 2:13 "Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita". Por que o apocalipse diz que Satanás habita em Pérgamo? Porque Pérgamo é uma cidade pagã, havia vários templos consagrados à vários deuses, era uma religião politeísta, seguia-se tradições.
Constantino
-> Legalização do Cristianismo pelo Imperador Constantino:
• Edito de Tolerância de Milão, 313 d.C.
• Em 380 d.C, Teodósio I promulgou "Um Edito tornando o Cristianismo a religião exclusiva do Estado (isso está na folha do livro do 6º Ensino Fundamental de História-> Cristianismo: uma nova religião Roma.
• Em 392 d.C, por meio do Edito de Constantinopla, os cultos pagãos tornaram-se ilegais.
 Em vez da Igreja mudar o mundo, foi a sociedade quem começou a mudar a igreja. 
 Como que o Império Romano abriu os caminhos para que o Papado tivesse autoridade? O historiador britânico Edward Gibbon, afirma que tudo começou com as invasões bárbaras vindo do norte da Europa, pela Itália (Roma) a partir do ano 352 d.C - • Alamos • Francos • Borguinhões • Suevos • Visigodos • Anglo-saxões • Lombardos   • Vândalos • Ostrogodos • Hérulos. Com tal invasão de tal forma, o Imperador veio a cair, mas, o Império Romano não perdeu até hoje seu poder para nenhum outro Império Mundial. No ano 476 d.C, caiu Roma Ocidental, Rômulo Augusto foi o último Imperador. Quando sai de cena  a figura do Imperador, o que sobrou? Os bispos, um em cada cidade, eles começaram a ter mais autoridade com a queda do Imperador, e os bispos começaram a considerar o bisco de Roma, como sendo a maior autoridade entre eles. 
- Supremacia Papal
Império Romano Ocidental e Oriental
• No ano 533 d.C - Edito de Justiniano, declarando o Papa João II como "Cabeça de todas as Igrejas", começaram a chamar de pai deles, em Italiano significa papa.
• No ano 538 - Expulsão da última tribo bárbara do território de Roma, os ostrogodos. 
 Agora as tribos bárbaras que haviam derrotado o Império Romano, se submetem ao papado. Então no ano 538 d.C inicia-se a profecia da 'Supremacia dos Papas'




• Tiatira

 Período de 538 d.C até 1517 d.C, representando a o início da supremacia papal, a união da igreja com o Estado, e o surgimento do monge agostiniano Martinho Lutero.
Martinho Lutero
 Apocalipse 2:20 diz "Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos". No antigo testamento no livro de 1 Reis, fala sobre a Jezabel que era casada com Acabe, ela levou o povo para a idolatria, e influenciando também a Acabe. Então, isso mostra que nesse tempo, as tradições e costumes se infiltraram na igreja Cristã. Mas, neste tempo, tinham povos chamado Valdenses, Albigenses, Huguenotes, eram povos que habitavam no norte da Itália  e sul da França, eram pessoas leais somente a palavra de Deus. Nas regiões isoladas da Terra, eram mantidas acesas a chama da verdade, e por causa disso foram perseguidos e muitos foram mortos, neste período de Tiatira vai terminar com o monge em Wittenberg em 1517 d.C, quando Martinho Lutero da início a reforma protestante, terminamos o período de Tiatira. A igreja estava corrompida, mas Deus levantou este homem para que as verdades da Bíblia voltassem a ser pregadas, e uma delas pregadas por Lutero é, de que ninguém podia comprar a sua salvação, Lutero condenou a venda de indulgência, a venda da salvação, a venda de terrenos no céu, e ele combateu fortemente isto. Deus em todo momento da história, sempre teve pessoas sinceras que se opunham as mentiras que eram ensinadas.

• Sardes


O massacre de São Bartolomeu 1572 d.C
  Período de 1517 d.C até 1798 d.C, representa desde o momento da reforma protestante até o fim da supremacia papal. O que aconteceu na época de Sardes? Apocalipse 3:1 "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto". A reforma protestante a princípio começou de forma extraordinária, pois o povo estava voltando-se para a Bíblia, só que mais para frente houve uma contrareforma protestante, e os grandes reformadores foram todos tombando, e mais uma vez a igreja começou a viver de aparência, dos dogmas, das tradições, por isso a mensagem para Sardes é, tens nome de que vive e estás morto, e mais uma vez a fé foi corrompida toda via Apocalipse 3:4 diz "Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas". Mesmo que as pessoas tinham se corrompido, ainda sim, tinham pessoas sinceras. Quem são esse sinceros? Massacre de São Bartolomeu em 24 de agosto de 1572 d.C quando ali em Paris na França, ocorreu o massacre de São Bartolomeu , recebeu este nome na história, porque esse massacre foi nos dias de São Bartolomeu. A Rainha havia colocado em sua palavra em proteger os cristãos, mas na noite anterior ela voltou atrás e os soldados do Império invadiram as casas dos cristãos, arrancavam estes para fora e os matavam. Em 3 meses na França, cerca de 70.000 cristão foram mortos, isso tudo com o apoio do papa, tanto é que, quando essa noticia chegou lá em Roma, o castelo de Santo Ângelo, soltou uma salva de canhões, e Roma fez uma festa, acreditando que com a morte dos cristãos estavam morrendo os hereges. 
Clique na imagem para ampliar

Ordem de prisão do papa Pio VI
Mas quem eram os hereges? Na visão dos papas eram aqueles que acreditavam na Bíblia. Mas como pode ser herege, alguém que crê na verdade? E milhares da fina flor da sociedade francesa foram mortos nesse massacre, pessoas de alto intelecto, culturas nobres, todos foram mortos. Mas por que isso aconteceu? Porque era uma estratégia da igreja, para que o povo mante-se na ignorância e o poder ficasse em suas mãos. Esse período de perseguição durou até 1798 d.C com o papa Pio VI sendo preso por ordem de Napoleão Bonaparte, em fevereiro de 1798 d.C no aniversário de sua coroação, o general Berthier e um outro, generais de Napoleão Bonaparte, entraram na capela Cistina, e deram ordem de prisão, e com essa prisão do papa, termina a supremacia papal, ou seja, 1260 anos de supremacia papal. Esses 1260 anos é profético, e nos próximos estudos entraremos em mais detalhes.


• Filadélfia

  A palavra Filadélfia significa reavivamento. Período de 1798 d.C até 1844 d.C, representa o fim da supremacia papal e vai até o grande desapontamento Milerita de 1844 d.C. A Bíblia voltou a ser estudada de forma especial com o livro de Daniel, e em Apocalipse 3:8 "Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome". 
Elogio (Apoc. 3:8): "Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome".
Guilherme Miller
• Reprovação (Apoc. 3:9): "Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei".
• Conselho (Apoc. 3:11): "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". 
 Nesse período da Filadélfia há um sincero reavivamento na igreja. No verso (11) diz que Venho sem demora, essa passagem se refere a Segunda Volta de Cristo, e nos estudos de Daniel, que parecia apontar para a Segunda Volta de Cristo, um homem que descobriu essa profecia, foi o Guilherme Miller, ele era um fazendeiro batista que dedicou vários anos da sua vida ao estudo das profecias de Daniel, foi ele Guilherme que encontrou a profecia da purificação do santuário. Mas Guilherme Miller concluiu junto com seus amigos, que Jesus voltaria no ano de 1844 d.C, quando chegou a data Jesus não voltou, e houve uma grande decepção, e assim marca o período do fim de Filadélfia.

• Laodicéia

 O que significa a palavra Laodicéia significa? É um termo grego que deriva de duas palavras: Laos e Dikaios, que significam respectivamente "povo" e "juízo". "Julgamento do povo" ou "povo do juízo". Uma alusão clara ao juízo investigativo, iniciado no céu em 1844 d.C, e o nascimento da igreja remanescente, simbolizada na sétima igreja de apocalipse. Guilherme Miller não errou a data, mas o evento não era sobre a volta de Cristo, porque em 22 de outubro de 1844 d.C Jesus não voltaria a Terra segundo o livro de Daniel, mas, começaria um juízo no céu, ou seja, antes de Jesus voltar nossas escolhas vão estar seladas, ou para o bem ou para o mal.
Período profético das 2300 tardes e manhãs do livro de Daniel 8:14

 A cidade de Laodicéia possuía o maior centro bancário da Ásia Menor, especializado em Câmbios de ouro e moedas estrangeira. No coração da cidade ficava uma das maiores escolas de medicina do mundo antigo. Famosa por curar os olhos a partir de um colírio à base de sulfato, abundante na região. Possuía um centro têxtil que produzia e exportava tecidos finos. Se refere uma igreja rica e abastada, uma igreja morna. 
•  Elogio: Não há.
Reprovação(Apoc. 3:17): "pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu"
•  Conselho (Apoc. 3:18): "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas". Três remédios: ouro, vestes e colírio. O que representa esse conselho para o povo de Laodicéia? E veja, nós os cristãos modernos estamos justamente vivendo este momento, então hoje, vivemos o período de Laodicéia, porque desde o ano de  1844 d.C até a volta de Cristo, nós estamos no período da sétima igreja do apocalipse. E o que representa este ouro refinado pelo fogo? Fé e amor. O que representa as vestes brancas? A pura justiça de Cristo. E o colírio para os olhos? O Espírito Santo que pode tirar de nós todo o erro, e nos fazer a conhecer a verdade. Estes eram os remédios para os cristão de Laodicéia. O interessante que o período de Laodicéia termina com um convite, em Apocalipse 3:20 "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo". A igreja é morna, mas ele convida à porta, Cristo é a porta. Jesus não obrigada á ninguém  aceitar, ninguém vai para o céu empurrado, e sim, nós que devemos desejar o céu.
 Porque as religiões não se dedicam como a bíblia mostra? Amigo isto é profético, é assim, que estaria a igreja de Laodicéia, eu posso estar vivendo no período de Laodicéia, mas não posso ser Laodiceano. 
 Muitos cristão usam essa passagem para os nao convertido "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo". Sendo que na verdade é para nós mesmo cristão, devemos voltar para Cristo, as verdade bíblicas.
  Viva a experiência com Cristo, pois cristianismo é relacionamento com Cristo. Cristãos perderam a vida pela verdade de Cristo, pois a fé queima de emoção e não há o que temer, de que esse é o caminho certo. Você está disposto a seguir a doutrina de Cristo? Se sim, amém, e se não, o Espirito Santo lhe chama para conhecer suas verdades, pois é esse verdade, que nos levara a vida eterna ao lado do Salvador, que morreu por você e por mim.


VÍDEO


Referência bibliográfica


Bíblia Fácil - As sete igrejas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wZ5OlY0RmDU>. Acesso em 04 Jun 2015.


att,
Cris


Comentários